A região de Itu, Cabreúva, Salto, Indaiatuba detém rochas de granitos chamadas Matacões, vestígios de uma longínqua era vulcânica, com mais de 600 milhões de anos. Nas últimas décadas ocorreu na região uma forte exploração comercial desse granito, no entanto, nos últimos anos, passou a ser uma área de preservação permanente que deve ser conservada.
Os trabalhadores cortadores de pedra – chamados CANTEIROS – precisaram se realocar em outras profissões e se adaptar a essa nova realidade.
Assim, o Projeto SAAR-Brasil estabeleceu parceria com SENAI para capacitação desses trabalhadores na modelagem e transformação de rochas. Os canteiros iniciaram em 2011 o desenvolvimento de novas habilidades produzindo artesanatos, esculturas e outras peças utilizando principalmente sobras de pedras e outros materiais reduzindo o impacto ambiental e promovendo geração de renda para essa população carente da zona rural de Itu e Cabreúva.
Curso Iniciação Profissional: Modelagem e Transformação de Rochas
Carga horária primeiro modulo: 40 horas
Objetivo
O Curso de Iniciação Profissional – Modelagem e Transformação de Rochas , tem por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a operação de transformação de rochas em produtos, realizando operações básicas de corte e acabamento em rochas, agregando diversos materiais as peças proporcionando melhor valor agregado, seguindo normas de saúde e segurança do trabalho.
Peças produzidas a partir do curso
Troféus para GP Ravelli – Maratona de Mountain Bike
Geração de Emprego e Renda
- Formação de cooperativa de trabalhadores para o trabalho artesanal de extração de pedra com geração de empregos legalizados e em condições dignas;
- Infra estrutura (banheiros, refeitório, primeiros-socorros);
- Condições de trabalho: trabalhadores protegidos com EPI´s;
- Artesanato e esculturas de pedras;
- Venda dos artesanatos em pontos turísticos de Itu, outras regiões e exportação (renda para comunidade).